Premiê australiano anuncia vitória do partido conservador

0
66
  • Tweeter

Premiê

Austrália

Eleições

Premiê australiano anuncia vitória do partido conservador

Por

RFI

mediaO premiê Malcolm Turnbull anuncia a vitória do partido Conservador
PETER PARKS / AFP

O primeiro-ministro australiano, Malcom Turnbull, declarou neste sábado (9) a vitória do partido conservador nas eleições da semana passada, o que permitirá a formação de um novo governo.

As legislativas aconteceram no dia 2 de julho e a contagem dos votos ainda não terminou. Até agora, a coalizão conservadora liderada pelo premiê e a oposição trabalhista de Bill Shorten não obtiveram a maioria absoluta de 76 cadeiras para que a câmara dos representantes pudesse formar um governo majoritário.

Turnbull garante, entretanto, que os conservadores ganharam a eleição e que ele até mesmo recebeu um telefonema do líder da oposição, Bill Shorten, o parabenizando pela vitória, e sugerindo que os dois grupos parlamentares trabalhem juntos.

O premiê convocou eleições antecipadas para reforçar sua presença no Senado. Segundo as pesquisas de boca de urna divulgadas pela TV pública ABC, a coalizão conservadora deve obter 74 cadeiras. Mas o premiê recebeu o apoio de três deputados independentes, que poderão apoiá-lo em questões orçamentárias e moções de confiança.,o que possibilitaria a formação de um governo.

Cena política australiana é movimentada

Desde a chegada do líder trabalhista Kevin Rudd em 2007 à frente do governo, a cena política australiana esteve particularmente movimentada. Rudd deixou o cargo depois de perder o cargo para a premiê trabalhista Julia Gilard. Ele retomou o poder em 2013, mas alguns meses depois foi substituído por Tony Abott, que perdeu o posto de premiê em setembro do ano passado para M. Turnbull.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome