Polícia prende casal após descoberta de carro com bujões de gás em Paris

0
47
  • Tweeter

Detenção

Notre Dame

Paris

Terrorismo

Polícia prende casal após descoberta de carro com bujões de gás em Paris

Por

RFI

mediaO carro contendo bujões de gás estava estacionado próximo à catedral de Notre Dame, em Paris.
Foto: Patricia Moribe

A polícia francesa interroga um casal detido em Paris em conexão com a localização pela polícia de um carro contendo seis bujões de gás. O veículo foi descoberto na noite de sábado para domingo próximo à catedral de Notre Dame, no centro da capital francesa. A brigada antiterrorista foi acionada.

A polícia foi alertada pelo funcionário de um bar que suspeitou de um veículo estacionado, sem placa, e com um botijão de gás no assento dianteiro. Esse bujão estava vazio. Porém, ao abrir o porta-malas, os policiais encontraram outros cinco botijões cheios de gás. Uma fonte policial disse que os cilindros não estavam conectados a nenhum detonador.

O carro, um Peugeot 607, estava com o pisca-alerta ligado. Foram encontrados também documentos escritos em árabe no interior do veículo. O proprietário figura no cadastro "S" da polícia francesa de pessoas radicalizadas por fundamentalismo islâmico. A mulher, detida com ele na terça-feira (6), também era fichada na polícia.

O caso é tratado com seriedade pelos investigadores devido ao contexto de ameaça terrorista. Os suspeitos vão responder a inquérito por "associação de malfeitores visando crime terrorista".

As autoridades francesas consideram a ameaça terrorista elevada no país, principalmente após a sucessão de ataques reivindicados pelo grupo Estado Islâmico desde janeiro de 2015, além de várias ações desmanteladas.

Em maio passado, ao ser sabatinado por parlamentares, o diretor do Departamento de Segurança Interior (DGSI), Patrick Calvar, disse que o país deveria estar preparado para enfrentar ataques de um tipo novo. Ele citou, como exemplo, o depósito de explosivos em locais de grande movimento. "Os jihadistas vão intensificar suas ações, passando ao estágio dos carros-bomba", disse o oficial na época.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome