Parlamento escocês obteve luz verde para o referendo

0
40

Parlamento escocês obteve luz verde para o referendo

Por

RFI

Publicado a 28-03-2017

media

Primeira – ministra escocesa, Nicola Sturgeon
DR

O Parlamento regional da Escócia foi hoje a votos, e autorizou a Primeira – ministra Nicola Sturgeon a solicitar a Londres a organização de um novo referendo de independência. A decisão do Parlamento escocês foi aceite com 69 votos a favor, e 59 contra, e teve lugar na véspera do início oficial do processo de Brexit, a saída da Grã – Bretanha da União Europeia.

A Primeira – ministra escocesa, Nicola Sturgeon, deverá agora obter o acordo da Primeira-ministra britânica, Theresa May, e do Parlamento de Westminster, para organizar o segundo referendo sobre a sua saída do Reino Unido, que em 2014 não tinha dado resultado.

Recorde-se que no referendo de 2014, a permanência da Escócia no Reino Unido venceu com 55% dos sufrágios, contra 45%. Mas os defensores da independência da Escócia alegam que no seu programa eleitoral constava que no caso de "uma mudança material das circunstâncias" eles solicitariam um novo voto. Ora acontece que essa mudança surgiu, precisamente, com o Brexit.

Por ironia do calendário, a votação de hoje, no Parlamento escocês, ocorreu na véspera do dia em que a Primeira – ministra britânica Theresa May irá notificar oficialmente a saída de Londres da União Europeia, em aplicação do Art. 50 do Tratado de Lisboa.

Por isso, Theresa May terá de "gerir" o pedido de referendo escocês, que ela estima ser inaceitavel, ou – pelo menos – inoportuno.

Muito provávelmente, a P.M. britânica tentará adiar o referendo escocês o máximo possível, para que ele não coincida com os dois anos de negociações com Bruxelas que agora se avizinham, acerca dos termos da saída do Reino Unido da União Europeia.

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome