Nenhum caso de zika foi registrado na Olimpíada do Rio, diz OMS

0
42
  • Tweeter

Zika

Jogos Olímpicos do Rio

Rio 2016

OMS

Nenhum caso de zika foi registrado na Olimpíada do Rio, diz OMS

Por

RFI

mediaO mosquito Aedes aegypti, ou mosquito tigre, transmissor da dengue e do chicungunha, responsável pela propagação du vírus da zika.
REUTERS/Paulo Whitaker

Nenhum caso de contaminação pelo vírus da zika foi detectado entre os atletas, bem como entre todos os participantes da Olimpíada do Rio de Janeiro, afirmou na sexta-feira (2) a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil continua a ser, no entanto, o país mais afetado pela epidemia em todo o mundo.

"O Brasil afirmou que nenhum caso de atleta ou participante infectado com zika foi registrado durante os Jogos Olímpicos, assim como desde que o evento foi finalizado", afirmou à imprensa o presidente da Comissão de Emergência do Zika da OMS, David Heymann. "Pode ser que alguns casos apareçam agora ou depois dos Jogos Paralímpicos", disse o diretor do Programa de Gestão de Urgências Sanitárias da organização, Peter Salama.

Salama explicou, no entanto, que mesmo no caso de aparecerem registros de contaminação pelo zika após os Jogos Olímpicos, os especialistas da entidade não acreditam que o evento no Brasil tenha acelerado a transmissão.

Sintomas e epidemia

Benigno para a maioria das pessoas, o vírus, que é transmitido por mosquitos ou através de relação sexual, pode causar o que a OMS classifica de "síndrome congênita de infecção pelo vírus da zika”, que inclui complicações neurológicas e anormalidades graves no desenvolvimento do cérebro de bebês, no caso de contaminação por gestantes.

Além de microcefalia (subdesenvolvimento do cérebro), os especialistas têm observado outros eventos tais como desproporções craniofaciais, espasticidade (problemas musculares), convulsões, irritabilidade e mau funcionamento do cérebro manifestado por problemas na alimentação e anormalidades oculares. Em fevereiro, a OMS declarou que este surto é uma "emergência de saúde pública de abrangência internacional".

Nesta sexta-feira (2), a agência da ONU anunciou que manteve o estado de emergência, especialmente por causa da extensão da epidemia mundial. Cerca de 70 países e territórios registraram a presença do vírus da Zika desde 2015, segundo a OMS.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome