Milhares de judeus se reúnem diante do Muro das Lamentações

0
75

Milhares de judeus se reúnem diante do Muro das Lamentações

Por

RFI

mediaEnvolvidos nos tradicionais xales brancos de orações, judeus se reuniram diante do Muro de Lamentações
REUTERS/Baz Ratner

Milhares de judeus se reuniram nesta quarta-feira (19) diante do Muro das Lamentações para celebrar um dos grandes rituais do ano. A manifestação acontece apenas um dia após a Unesco aprovar uma resolução que nega qualquer vínculo entre o judaísmo e o local sagrado.

Dezenas de milhares de pessoas participaram da bênção dos Cohanim, um dos momentos mais importantes da semana religiosa do Sucot, que termina em 25 de outubro. Envolvidos nos tradicionais xales brancos de orações, os membros da casta dos Cohanim (plural de Cohen, que significa sacerdote em hebraico) abençoaram multidão enquanto levantavam os braços e recitavam partes do quarto livro da Bíblia.

Situado na parte baixa da Esplanada das Mesquitas, o Muro das Lamentações é o vestígio do segundo templo judaico destruído pelos romanos no ano 70. Trata-se do local mais sagrado para os judeus e também o terceiro lugar santo do Islã.

Decisão da Unesco provoca polêmica

A bênção ocorre um dia após a adoção pela Unesco de uma resolução sobre Jerusalém Oriental que provocou polêmica em Israel. O texto, que nega o vínculo entre o Muro das Lamentações e o judaísmo, foi submetido pelos países árabes em nome da proteção do patrimônio cultural palestino. As autoridades israelenses o denunciaram de forma quase unânime pois consideram que a resolução nega o vínculo histórico entre os judeus e Jerusalém.

Um forte dispositivo de segurança foi implementado, mas nenhum incidente foi registrado.

(Com informações da AFP)

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome