Guiné-Bissau: Forças políticas pedem cumprimento de acordo de Conacri

0
115

Guiné-Bissau: Forças políticas pedem cumprimento de acordo de Conacri

Por

RFI

Publicado a 02-05-2017

media
Rua de Bissau.
ISSOUF SANOGO / AFP

Sete partidos políticos reafirmaram hoje, em conferência de imprensa, que querem que o acordo de Conacri seja adoptado e que Augusto Olivais, seja nomeado primeiro-ministro. Os mesmos partidos rejeitaram reunir-se com Umaro Sissoco por considerarem que o seu governo é ilegítimo.

Sete partidos agrupados no colectivo de partidos democráticos promoveram uma conferência de imprensa para reafirmarem a sua determinação em cumprir e ver cumprido o Acordo de Conacri, que dizem ser o único caminho para fazer a Guiné-Bissau sair do impasse político de há dois anos.

Fazem parte desse colectivo o PAIGC, PCD, União para Mudança, Partido da Unidade Nacional, Partido de Solidariedade e Trabalho e Movimento Patriótico. Os sete defendem que o Presidente José Mário Vaz deve demitir o governo de Umaro Sissoco Embaló e nomear, sem delongas, Augusto Olivais, primeiro-ministro, conforme reza o Acordo de Conacri.

Alegam que sem essa diligência do Presidente José Mário Vaz, a crise política irá persistir na Guiné-Bissau, o que seria ir numa direcção contrária ao que recomenda a comunidade internacional. Comunidade internacional, aliás, cujos representantes em Bissau foram recebidos esta terça-feira pelo primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló, numa audiência em que ninguém quis falar.

O primeiro-ministro também queria falar com alguns partidos do chamado colectivo de partidos democráticos, os quais, não compareceram à audiência. Afirmam que, por não reconhecerem o governo de Umaro Embaló, não foram ao encontro.

Confira em baixo a crónica sobre o assunto do nosso correspondente na Guiné-Bissau, Mussá Baldé.

Crónica do nosso correspondente na Guiné-Bissau, Mussá Baldé

02/05/2017


ouvir
Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome