Grupo Estado Islâmico reivindica ataque a trem na Alemanha

0
35
  • Tweeter

Alemanha

Terrorismo

Grupo Estado Islâmico

Grupo Estado Islâmico reivindica ataque a trem na Alemanha

mediaJovem armado com machado e faca atacou passageiros de um trem regional deixando 5 feridos.
REUTERS/Kai Pfaffenbach TPX IMAGES OF THE DAY

O grupo terrorista Estado Islâmico disse nesta terça-feira (19) que o refugiado afegão que realizou um ataque a um trem na Alemanha, na véspera, era um de seus “combatentes”. O homem armado com faca e machado atacou passageiros em um trem.

O atentado ocorreu em uma linha regional nos arredores de Würzburg. O homem foi morto pela polícia. “O autor do ato foi um dos combatentes do grupo Estado Islâmico”, afirmou a agência de notícias Amaq, que é ligada aos terroristas. O ataque deixou cinco feridos, quatro em estado grave.

"É bastante provável que se trate de um atentado islâmico", declarou, na noite de segunda-feira, o porta-voz do Ministério do Interior alemão, destacando que o agressor, um demandante de asilo afegão de 17 anos, gritou "Allahu Akbar" ("Allah é grande") no momento do ataque.

"O autor é um afegão de 17 anos", morador da localidade de Ochsenfurt, próxima ao lugar da agressão, revelou o ministro do Interior da Baviera, Joachim Hermann, ao canal público de televisão ARD.O rapaz havia sido acolhido por uma família como menor de idade.

O ataque aconteceu por volta das 21h15 locais (16h15, horário de Brasília), no trem regional que cobria o trecho Treuchlingen-Würzburg, na Baviera. Havia cerca de 30 pessoas a bordo. "Pouco antes de chegar a Würzburg, um homem agrediu passageiros com um machado e com uma faca", explicou o porta-voz policial.

"Deixou quatro feridos graves e um ferido leve", entre eles, "pelo menos duas mulheres", afirmou, acrescentando que todos foram hospitalizados. Além disso, 14 pessoas foram atendidas por estarem em estado de choque psicológico.

Investigação

Um morador que conseguiu entrar no trem descreveu uma "cena de carnificina", relatou a imprensa alemã. De acordo com o ministro Joachim Hermann, uma unidade especial de intervenção da Polícia alemã (SEK), que perseguia o agressor, atirou quando o jovem tentou enfrentar os agentes com armas brancas. Essa unidade estava por acaso na cidade, cumprindo outra missão, e pôde intervir rapidamente quando foi dado o alerta.

As autoridades locais disseram que vão esperar os resultados da investigação para se pronunciar definitivamente. Em maio deste ano, um homem desequilibrado, de 27 anos, cometeu uma agressão similar a faca, também em um trem regional no sul do país. O ataque deixou um morto e três feridos.

Nesse incidente, a Polícia deu uma primeira declaração sobre uma pista islâmica depois que o agressor gritou "Allah é grande". Acabou recuando, quando se constatou que o indivíduo sofria de problemas psiquiátricos.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome