Grupo Estado Islâmico perde o controlo de Raqa

0
47

Grupo Estado Islâmico perde o controlo de Raqa

Por

RFI

Publicado a 17-10-2017

media
Raqa neste 16 de Outubro, em ruínas.
REUTERS/Erik De Castro

Os combatentes das Forças Democráticas Sírias anunciaram hoje ter tomado o controlo de Raqa, “capital “ e um dos últimos feudos do grupo Estado Islâmico na Síria. Estas forças apoiadas pela coligação internacional encabeçada por Washington reconquistaram esta localidade ao cabo de 4 meses de intensos combates que reduziram de forma substancial o “califado” na Síria e no Iraque.

De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, as violências causaram 3250 mortos de ambos os lados, 270 dessas vítimas mortais sendo crianças. Segundo outra ONG, Save the Children, neste que é agora apenas um campo de ruinas, a “crise humanitária é mais grave do que nunca” com dezenas de milhares de deslocados resultantes dos combates.

Com esta que é apresentada como uma “grande vitória” da coligação internacional encabeçada pelos Estados Unidos, o grupo Estado Islâmico perdeu praticamente 90% dos territórios que controlava desde 2014 na Síria e no Iraque. O grupo controla doravante apenas algumas localidades residuais junto de Damasco e um último bastião na província de Deir Ezzor, no leste do país, junto à fronteira com o Iraque.

No seu comunicado, a coligação internacional estimou contudo que do outro lado da fronteira, no Iraque, continuam a combater « entre 3000 e 7000 terroristas do Estado Islâmico”.

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome