EUA apoiam ofensiva terrestre da Turquia na Síria

0
25
  • Tweeter

Turquia

Síria

ofensiva militar

Grupo Estado Islâmico

EUA apoiam ofensiva terrestre da Turquia na Síria

Por

RFI

mediaUm tanque turco que atravessa a fronteira síria, nesta quarta-feira 24 de agosto de 2016.
BULENT KILIC / AFP

O Exército turco e as forças da coalizão internacional lançaram uma vasta operação, na manhã desta quarta-feira (24), contra as forças do grupo Estado Islâmico na cidade síria de Jarablos, na fronteira com a Turquia. Além de aviões de combate, pelo menos 10 tanques turcos entraram em território sírio. Os Estados Unidos apoiam a ofensiva terrestre turca na Síria. Damasco condena.

A operação, chamada "Escudo Eufrates", começou na manhã desta quarta-feira com dezenas de ataques da artilharia turca contra posições do movimento extremista ao redor de Jarablos, de onde os jihadistas lançavam mísseis contra o território da Turquia. Tanques e forças especiais turcas acompanhadas de rebeldes moderados sírios atravessaram a fronteira em uma operação sem precedentes, para expulsar o grupo EI da cidade.

Segundo um oficial turco, o objetivo da intervenção é também impedir que as milícias curdas assumam o controle da cidade.

A ofensiva visa ainda abrir um corredor para os rebeldes sírios moderados que tentam recuperar este reduto do grupo Estado Islâmico. Ancara havia anunciado, no último fim de semana, sua intenção de ter um papel mais ativo na Síria, após o atentado que deixou mais de 50 mortos em um casamento, em Gazientep.

Jarablos é o último ponto de passagem controlado pelo EI na fronteira entre Síria e Turquia, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Damasco condena operação da Turquia contra o EI em seu território

O governo dos Estados Unidos expressou nesta quarta-feira apoio à operação militar turca. "Queremos ajudar a Turquia a afastar o grupo Estado Islâmico da fronteira entre os dois países", disse uma fonte do governo americano à AFP, que pediu anonimato.

Já o regime sírio de Damasco condenou a intervenção turca. Damasco denuncia uma violação da soberania do país.

Joe Biden visita a Turquia

Esta participação turca na guerra da Síria deve ser tema das discussões de hoje entre o presidente Recep Tayyip Erdoğan e o vice-presidente dos Estados Unidos Joe Biden. O americano é esperado na Turquia nesta quarta-feira. Ele será o líder ocidental de cargo mais alto a visitar o país desde a tentativa de golpe de Estado do mês passado.

Os Estados Unidos confirmaram que a Turquia fez um pedido "formal" de extradição do clérigo Fethullah Gülen, a quem Ancara acusa de estar por trás da tentativa de golpe. Gülen, que vive exilado nos Estados Unidos desde 1999, afirma que não tem nada a ver com o episódio.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome