Dia internacional da Francofonia

0
102

Dia internacional da Francofonia

Por

RFI

Publicado a 20-03-2017

media

Assinala-se hoje o dia da Francofonia, data que coincide este ano com o arranque de uma semana alusiva à Língua francesa, através de 1500 eventos organizados em 70 países do mundo inteiro, designadamente concertos, concursos, mostras de banda desenhada ou ainda conferências.

De acordo com dados do Ministério francês dos Negócios Estrangeiros, o francês é a quinta Língua mais falada no mundo. Com cerca de 274 milhões de locutores, o francês é ainda segundo governo francês a segunda língua mais ensinada no mundo, a quarta língua da internet, a terceira língua do mundo dos negócios e a segunda língua da informação internacional nos meios de comunicação social.

A Organização Internacional da Francofonia é um dos vectores da influência do universo cultural francófono no mundo. Desta organização são membros países francófonos mas igualmente países como Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, Moçambique tendo por seu turno o estatuto de país observador. Apesar de não ser membro de pleno direito, este país assinalou igualmente esta data com uma cerimónia organizada numa escola secundária de Maputo, um acto central presidido pela Ministra moçambicana da Educação e Desenvolvimento Humano Conceita Sortane cujo discurso enalteceu os valores, princípios e objectivos professados pela francofonia.

Mais pormenores com Orfeu Lisboa.

Orfeu Lisboa, correspondente da RFI em Maputo

20/03/2017


ouvir
Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome