Deusa grega da vitória ganha formas brasileiras em medalhas olímpicas

0
107
  • Tweeter

Brasil

Jogos Olímpicos do Rio

Medalha

Deusa grega da vitória ganha formas brasileiras em medalhas olímpicas

Por

RFI

mediaA cobiçada medalha de ouro que será distribuída durante os Jogos do Rio, com a deusa grega da vitória com formas "abrasileiradas".
REUTERS/Sergio Moraes

A deusa grega da vitória, Nice (“Niké”, em grego), ganhou curvas mais generosas, à imagem da mulher brasileira, para estampar as 5.130 medalhas de ouro, prata e bronze que serão distribuídas aos atletas ao longo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio.

Como é costume desde os Jogos de Atenas, em 2004, umas das faces da medalha olímpica representa Nice, a deusa grega da vitória, com o Partenon grego em segundo plano, "mas cada país faz sua adaptação", explica Nelson Carneiro, escultor encarregado da fabricação das medalhas na Casa da Moeda do Brasil.

"O Rio de Janeiro é uma cidade cheia de curvas, com o mar, suas colinas, como o corpo da mulher brasileira. Por isso, dei mais curvas à Nice, fiz coxas mais grossas e o quadril mais largo", declarou.

Um vez esculpida com massa de modelar sobre um disco de gesso, o protótipo é enumerado e enviado a uma impressora 3D que fabrica, por sua vez, um molde em aço. Em seguida, este molde é colocado numa prensa hidráulica e golpeado três vezes, dando forma às medalhas. Finalmente, as medalhas são escovadas manualmente para a retirada de qualquer resíduo e em seguida envernizadas.

"É uma medalha especial feita para o maior evento do mundo. Quando o atleta receber a medalha, vai parecer que estou sendo condecorado também", afirma com orgulho Nelson Carneiro.

Pesadas, mas ecológicas

Redondas, com 8,5 cm de diâmetro e o centro em relevo, as medalhas olímpicas pesam 500 gramas, 100 gramas a mais que as dos Jogos de Londres de 2012, e são as mais pesadas da história.

As medalhas de ouro, destinadas aos campeões olímpicos e paralímpicos, são compostas de 494 gramas de prata (92,5% de pureza) e banhadas em seis gramas de ouro (99,2%). As medalhas dos vice-campeões são 100% feitas de prata, enquanto as de bronze são compostas de 475 gramas de cobre e 25 gramas de zinco.

As medalhas dos Jogos Paralímpicos possuem pequenas esferas de aço que emitem um som diferente para cada tipo, ajudando no reconhecimento para os deficientes visuais, e possuem a inscrição "Rio-2016 Paralympic Games", em braille, além de terem sido fabricadas respeitando o meio ambiente.

A fita das medalhas é 50% composta por fios de garrafas pet recicladas. Mais de 30% da prata e do bronze utilizados na fabricação das condecorações são originários de materiais recicláveis e não contêm mercúrio.

A vigilância na Casa da Moeda

Localizada num bairro isolado de Santa Cruz, a 65 km do Rio, a Casa da Moeda parece um verdadeiro bunker, cercada por torres de controle e vigiada 24h por dia por câmeras. A entrada só é permitida após passagem por um detector de metais, sempre sob os atentos olhares de agentes de segurança. Uma revista é feita na saída.

"É aqui também que são fabricadas as moedas e notas de banco em circulação em todo o país, além dos passaportes brasileiros e dos selos postais", explica Victor Hugo Berbert, gerente do setor de medalhas.

A fabricação das medalhas olímpicas e paraolímpicas começou há um mês e continua até o dia 31 de julho: serão 2.488 condecorações para os Jogos Olímpicos, que acontecem entre os dias 5 e 21 de agosto, e 2.642 para as Paralimpíadas, entre os dias 7 e18 de setembro.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome