Candidato do MPLA às presidenciais encontra-se em Cabinda

0
75

Candidato do MPLA às presidenciais encontra-se em Cabinda

Por

RFI

Publicado a 07-04-2017

media
João Lourenço na cidade da Caála, no Huambo

O candidato do MPLA a Presidência da República de Angola e ministro da Defesa João Lourenço chegou na tarde desta sexta-feira a Cabinda num clima de recrudescimento dos ataques por parte dos independentistas.

João Lourenço, que foi indicado em Fevereiro passado pelo Comité Central do MPLA como cabeça de lista do partido às eleições gerais de 2017, deslocou – se hoje a Cabinda.

Na véspera desta visita, os independentistas da Frente de Libertação do Estado de Cabinda reivindicaram a autoria de dois ataques a patrulhas das Forças Armadas Angolanas (FAA), naquele enclave, que terão provocado a morte de 10 militares.

Num “comunicado de guerra” os rebeldes da Frente de Libertação do Estado de Cabinda – Forças Armadas de Cabinda (FLEC-FAC) alertaram que “todos os estrangeiros que trabalham sob a tutela do governo neocolonial angolano serão tidos como alvos, enquanto Luando não decide negociar o fim do conflicto com a FLEC”.

Só em Fevereiro e Março, as FAC reclamaram a autoria de confrontos em Cabinda que terão provocado a morte de quase quatro dezenas de militares angolanos.

A deslocação ao enclave por parte de João Lourenço enquadra-se na pré-campanha eleitoral em curso no país, tendo em vista as eleições gerais previstas para Agosto do ano em curso. O programa de actividades do candidato do MPLA em Cabinda prevê um comício neste Sábado assim como uma visita ao hospital materno-infantil 1º de Maio, às obras das infra-estruturas integradas da cidade de Cabinda e encontros com representantes da sociedade civil e outras entidades.

Mais pormenores com Avelino Miguel.

Avelino Miguel, correspondente da RFI em Angola

07/04/2017


ouvir
Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome