Abin vai discutir ameaças terroristas na Olimpíada com governo francês

0
81
  • Tweeter

França

Governo

Jogos Olímpicos

Brasil

Abin vai discutir ameaças terroristas na Olimpíada com governo francês

Por

RFI

mediaPassagem da Tocha Olímpica por Goiás Velho
Ivo Lima/ ME

A delegação da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) está em Paris para participar de reuniões de trabalho com representantes do governo francês, que começam nesta quarta-feira (20) e vão até amanhã. A Olimpíada, que começa em cinco de agosto, tornou o Brasil vulnerável à ameaça terrorista e a troca de informações com os franceses poderá levar o país a rever sua estratégia.

A delegação é formada pelo Diretor de Contraterrorismo da Abin, Luiz Alberto Santos Sallaberry, o coordenador de Análise, Ronaldo Zonato Esteves, e o coordenador-adjunto do Centro Integrado Antiterrorismo, Camilo Graziani Caetano Paes de Almeida.

Nesta terça-feira, a França desmentiu a existência de um plano terrorista do grupo Estado Islâmico contra sua delegação durante os Jogos Olímpicos. A ameaça foi citada na semana passada pelo general Christophe Gomart, diretor da Inteligência Militar francesa em uma audiência no Congresso. Segundo ele, em documento enviado ao Ministério da Defesa brasileiro, verificou-se que a informação era falsa, e por isso o país não foi alertado.

"Ameaças serão tratadas de forma integrada"

Em um comunicado divulgado nesta terça-feira (19), a Abin declarou que “todas as ameaças relacionadas aos Jogos Rio 2016 são tratadas de forma integrada pelas unidades especializadas de enfrentamento ao terrorismo dos três eixos: Inteligência, Segurança Pública e Defesa.”As ameaças, diz o comunicado, são “minuciosamente apuradas”, em particular as relacionadas ao terrorismo.

Na sexta-feira (15), o ministro da Justiça, Raul Jungmman, já havia anunciado que o Brasil enviaria autoridades ao país para obter informações sobre o atentado de Nice, que deixou pelo menos 84 mortos e centenas de feridos. O governo brasileiro vai reforçar seu esquema de segurança durante as Olímpiadas depois da tragédia. O número de revistas e os controles de acesso serão mais acirrados. Cerca de 85 mil militares foram destacados para garantir a segurança nos Jogos.

  • Tweeter

Fonte: Rádio França Internacional

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome