Unodc apoia combate ao tráfico de cocaína no maior aeroporto do Brasil

0
66

Unodc apoia combate ao tráfico de cocaína no maior aeroporto do Brasil

Ouvir /

Especialista da agência da ONU afirma que Aeroporto Internacional de Guarulhos tem o maior trânsito de cocaína para Europa, com circulação de 1,5 tonelada ao ano; Unodc pede mais apoio internacional para acabar com tráfico.

Agência da ONU fez encontro em São Paulo sobre tráfico em aeroportos. Foto: Unodc

Leda Letra, da ONU News em Nova Iorque.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, no estado de São Paulo, é o maior do Brasil. E é também o aeroporto onde ocorre o maior trânsito de cocaína para África e Europa, segundo o Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, Unodc.

Apesar do Brasil não produzir a droga, 1,5 tonelada de cocaína circulam por ano no aeroporto de Guarulhos. A informação foi dada à ONU News pelo especialista do Unodc, Sergio Naranjo.

Apoio externo

Ele esteve em São Paulo esta semana, para uma reunião do Unodc sobre como melhorar o combate ao tráfico em aeroportos internacionais. Sergio Naranjo destaca que as autoridades brasileiras precisam receber mais cooperação de outros países.

"Para melhorar, o único que resta fazer aqui no Brasil é aumentar, como estamos fazendo, a colaboração internacional. Porque a Polícia Federal aqui no Brasil tem muito expertise. O único que estamos aumentando, de fato, é a colaboração internacional. Por isso, por meio desse projeto das Nações Unidas, assinou-se um memorando de entendimento com a Polícia Federal para aumentar ainda mais a cooperação internacional."

O projeto do Unodc em aeroportos internacionais estabelece uma rede de trabalho envolvendo policiais, funcionários da imigração e do setor de alfândega.

O encontro em São Paulo terminou na quinta-feira, reunindo representantes de 33 países, que discutiram como reforçar o combate ao tráfico de drogas e ao contrabando nos aeroportos.

Notícias Relacionadas:

No Brasil, especialistas globais discutem tráfico nos aeroportos

Unodc pede maior vigilância devido ao aumento dos ataques de piratas somalis

ONU adota “resolução histórica” para proteger patrimônio cultural em conflitos

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome