Sahel: mulheres e jovens são alvos de recrutamento para movimentos radicais

0
40

25/11/2015

Sahel: mulheres e jovens são alvos de recrutamento para movimentos radicais

Ouvir /

Enviada da ONU alertou para as consequências na paz e segurança globais; Conselho de Segurança realizou sessão que debateu a região africana com 4,4 milhões de deslocados.

Hiroute Guebre Sellassie apontou para consequências na paz e na segurança globais. Foto: ONU/ Loey Felipe.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A representante especial do secretário-geral da Nações Unidas para o Sahel considerou “muito alarmante” o facto de mulheres e jovens serem alvos de recrutamento para movimentos radicais.

Hiroute Guebre Sellassie disse, esta quarta-feira, ao Conselho de Segurança que os dois grupos da população compõem a maioria da população na região africana.

Radicalização e Migração

A enviada declarou que até 41 milhões de jovens com menos de 25 anos enfrentam desespero e estão em risco de radicalização e migração somente em países como Burquina Fasso, Chade, Mali, Mauritânia e Níger.

As cinco das nove nações da região são o principal foco da estratégia da ONU para o Sahel.

No informe apresentado ao Conselho, a representante destacou fatores que devem marcar a execução do plano regional.

Integração

Guebre Sellassie advertiu que se nada for feito para melhorar o acesso à educação, aumentar o emprego e as oportunidades de integração dos jovens receia-se que o Sahel venha a transformar-se “num corredor de migração em massa e de recrutamento e treino de grupos e indivíduos terroristas.”

A enviada alertou ainda que tais ações vão acabar por ter graves consequências na paz e na segurança globais.

O relatório foi apresentado um dia depois de um ataque contra um comboio de viaturas que resultou na morte de um trabalhador da Missão da ONU no Mali. O ato foi condenado pelo secretário-geral, que destacou o reforço de medidas com vista a combater as ameaças de ataques com explosivos no território maliano.

Atentados Suicidas

Na semana passada, terroristas atacaram o hotel Radisson Blu na capital maliana Bamaco, matando pelo menos 18 pessoas. No norte da Nigéria ocorreram três atentados suicidas, que culminaram com mais de 50 mortos.

Tanto o conflito no Mali como os ataques das milícias nigerianas Boko Haram são destaque no mais recente relatório do secretário-geral sobre a região.

Ban Ki-moon alerta para as ameaças à segurança e para os desafios socioeconómicos enfrentados pela região do Sahel, que teve um aumento de deslocados de cerca de 1,6 milhões, em janeiro de 2014, para os atuais 4,4 milhões.

Leia Mais:

Boko Haram causou deslocamento de mais de 2,6 milhões de pessoas

ONU recebeu apenas 46% do financiamento para ajuda humanitária

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome