ONU quer medidas para baixar tensões após execução de líder xiita

0
46

05/01/2016

ONU quer medidas para baixar tensões após execução de líder xiita

Ouvir /

Ataques a embaixada e ao consulado da Arábia Saudita no Irão condenados pelos países-membros do Conselho de Segurança; agências de notícias informaram que autoridades de Riad cortaram relações diplomáticas com Teerão; Bahrein e Sudão também adotaram a medida.

Conselho de Segurança Foto: ONU/

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Os membros do Conselho de Segurança instaram ao diálogo e à tomada de medidas para reduzir as tensões na região, após os ataques à embaixada e a um consulado saudita no Irão por manifestantes.

O grupo protestava contra a execução de um proeminente líder religioso xiita no sábado pela Arábia Saudita, tal como outras 46 pessoas sentenciadas à pena capital.

Resposta

De acordo com agências de notícias, a Arábia Saudita rompeu as relações diplomáticas com o Irão em resposta aos ataques e foi seguida pelo Bahrein e pelo Sudão.

Em comunicado, o órgão condena “nos termos mais fortes” os ataques contra o Consulado Geral da Arábia Saudita em Mashhad, no Irão, que resultou na “invasão das instalações diplomáticas e consulares causando sérios danos”.

Os 15 Estados-membros recordam o princípio da inviolabilidade de instalações diplomáticas e consulares e as obrigações de governos anfitriões de proteger o tipo de instalações.

Perturbação

O órgão cita a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e a Convenção de Viena sobre Relações Consulares, que preveem que seja evitada qualquer perturbação da paz nessas missões ou que seja comprometida a sua dignidade.

Após expressar “profunda preocupação” com os ataques, os países-membros do Conselho apelaram às autoridades iranianas a proteger as instalações diplomáticas e consulares além do pessoal.

O outro pedido feito a Teerão é que respeite plenamente as suas obrigações internacionais sobre a questão.

Leia Mais:

Ban pede calma ao Irã e Arábia Saudita

ONU pede “calma e moderação” após execução de clérigo na Arábia Saudita

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome