Ocha: necessidades humanitárias continuam a aumentar em África Austral

0
31

07/12/2016

Ocha: necessidades humanitárias continuam a aumentar em África Austral

Ouvir /

Escritório da ONU cita que região está prestes a entrar no pico da época magra após a pior seca em décadas; fenómeno foi induzido pelo El Niño.

Mais de 13,8 milhões de pessoas precisam de assistência humanitária. Foto: Ocha

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A África Austral está a entrar no pico da época magra após a pior seca em décadas, alertou o Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários, Ocha. O fenómeno foi induzido pelo El Niño.

Com estoques de comida quase esgotados devido a poucas ou falta de colheitas na região, estimativas são de que o número de pessoas que precisam de assistência humanitária tenha subido em mais de 1 milhão para 13,8 milhões de pessoas.

Assistência humanitária

O Ocha cita principalmente o aumento das necessidades em Madagáscar, Malauí e Zimbabué.

O coordenador do órgão para o El Niño na África Austral, Timo Pakkala, afirmou que a "assistência humanitária está sendo ampliada em toda a região", ressaltando ser "essencial" que a ajuda aos mais vulneráveis seja mantida na época magra.

Na terça-feira, agências humanitárias lançaram um plano de ação revisado. A escassez de alimentos em toda a região é grave no momento e está sendo exacerbada por diversos fatores, incluindo preço baixo das commodities, taxas de câmbio desfavoráveis e crescimento económico baixo.

Além disso, na região reside um terço de todas as pessoas a viver com o HIV em todo o mundo.

Mulheres e crianças

O Ocha alerta que a crise está a afetar mulheres e crianças de forma desproporcional, a citar aumento no número de crianças a deixar a escola devido à falta de água ou comida, a se envolver em trabalho infantil ou entrar em casamento precoce.

No Malauí, por exemplo, mais de 137 mil crianças foram forçadas a deixar as salas de aula devido à crise.

O órgão ressaltou particular preocupação com a situação no sul de Madagáscar onde cerca de 845 mil pessoas estariam atualmente em situação de crise de segurança alimentar.

No local, a produção de milho, mandioca e arroz caiu cerca de 95% em comparação a 2015. A resposta humanitária para o Madagáscar está financiada em apenas 29%.

Leia e Oiça:

Doadores mobilizados para lidar com choques climáticos em Moçambique

África Austral já tem quase metade dos fundos para lidar com efeitos do El Niño

Agência da ONU aumenta operações de emergência no sul de Madagáscar

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome