Nações Unidas pedem continuação do cessar-fogo no Iêmen

0
55

22/10/2016

Nações Unidas pedem continuação do cessar-fogo no Iêmen

Ouvir /

Pausa de 72 horas nos confrontos chega ao fim e enviado especial quer renovação do acordo por mais 72 horas; Ismail OuldCheikh Ahmed confirma que civis em vários bairros conseguiram receber ajuda humanitária.

Entrega de itens básicos no Iêmen. Foto: UNICEF/Abdulkareem Alayyashi

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O enviado especial da ONU para o Iêmen está pedindo aos lados em conflito no país para que ampliem o cessar-fogo por mais 72 horas. Neste sábado, Ismail Ould Cheikh Ahmed afirmou que durante os últimos três dias, houve violações do acordo por ambos os lados.

Mas segundo ele, o cessar-fogo foi mantido em grande parte, permitindo a entrega de alimentos e itens de ajuda humanitária em vários bairros afetados pela violência.

Fim do Conflito

As equipes da ONU conseguiram inclusive entrar em áreas antes inacessíveis, por isso o enviado pede que a pausa nos combates seja mantida, para permitir entrega de mais assistência.

Cheikh Ahmed lembra aos lados em conflito que o cessar-fogo inclue a obrigação de permitir acesso total de itens humanitários no Iêmen e pausa completa de qualquer ação militar.

O enviado da ONU espera que as partes trabalhem em um processo político, para o fim permanente do conflito. Ele lembra que os iemenitas merecem viver em paz, tendo acesso a todos os seus direitos.

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome