Ban: “ataque no Mali acontece quando processo de paz avança”

0
79

20/11/2015

Ban: "ataque no Mali acontece quando processo de paz avança"

Ouvir /

Secretário-geral da Onu condenou ação terrorista contra hotel na capital Bamako; Missão das Nações Unidas no país, Minusma, está apoiando as operações das autoridades locais.

Ban Ki-moon em discurso no Conselho de Segurança, nesta sexta-feira. Foto: ONU/Amanda Voisard

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.*

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou esta sexta-feira o ataque terrorista no hotel Radisson, em Bamako, no Mali.

Ban afirmou que "a ação ocorreu no momento em que o processo de paz está registrando um bom progresso".

Reunião

Segundo ele, os grupos signatários do acordo de paz e reconciliação do Mali estão em Bamako para participar da sexta reunião da Comissão de acompanhamento do acordo, junto com representantes do governo e de parceiros internacionais.

Segundo as agências de notícias estrangeiras, autoridades do governo malinês disseram que as forças de segurança conseguiram libertar os 170 reféns que estavam sendo mantidos pelos extremistas islâmicos. Pelo menos 18 pessoas morreram na operação e dois soldados ficaram feridos.

O porta-voz de Ban Ki-moon, Stephane Dujarric, disse que entre os reféns estavam três trabalhadores das Nações Unidas, que foram retirados do local com segurança.

O comunicado do chefe da ONU revela que a Missão das Nações Unidas no Mali, Minusma, apoiou as autoridades nas operações para lidar com a crise.

Implementação

Ban criticou qualquer tentativa para impedir a implementação do acordo. Ele expressou total apoio às autoridades do país na luta contra os terroristas e grupos extremistas.

O chefe da ONU também saudou as declarações feitas pelas partes signatárias afirmando que continuam empenhadas na implementação do documento.

Ele também reiterou o compromisso das Nações Unidas, através da Minusma, em apoiar o governo do Mali e todas as partes envolvidas neste momento crítico do processo de paz, em especial as coligações dos Movimentos de Azawad e Plataforma.

Ban enviou pêsames ao governo e às famílias das vítimas e desejou rápida recuperação dos feridos.

*Apresentação: Laura Gelbert.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome