Ao despedir-se da ONU, Ban Ki-moon diz que quer ser “embaixador honorário”

0
42

30/12/2016

Ao despedir-se da ONU, Ban Ki-moon diz que quer ser "embaixador honorário"

Ouvir /

Secretário-geral afirma que foi um privilégio servir aos povos do mundo e garante que carregará para sempre o título de cidadão global; seu último compromisso será na noite durante a festa de Ano Novo da Times Square.

Ban Ki-moon durante a despedida com funcionários da ONU. Foto: ONU/Amanda Voisard

Leda Letra, da ONU News em Nova Iorque.

Centenas de pessoas, incluindo funcionários das Nações Unidas, embaixadores e diplomatas foram se despedir do secretário-geral Ban Ki-moon na tarde desta sexta-feira, em Nova Iorque.

A homenagem ao chefe da ONU aconteceu na sede da organização, nos corredores próximos à Assembleia Geral. Depois de 10 anos no cargo, Ban Ki-moon fez questão de cumprimentar o maior número possível de pessoas e aproveitou para dizer que foi um privilégio ter servido aos povos do mundo.

Embaixador

O secretário-geral destacou que carregará para sempre o "título de cidadão global" e a partir de agora, será "embaixador honorário" das Nações Unidas. Ban garante que seu coração estará para sempre junto dos funcionários e da organização.

Seu último compromisso como chefe da ONU será na noite de sábado, 31 de dezembro. Ban Ki-moon participará da festa de Ano Novo da cidade de Nova Iorque e ajudará a fazer descer a famosa bola da Times Square, na contagem regressiva para 2017.

Humor

Com bom humor, Ban Ki-moon brincou que bilhões de pessoas ao redor do mundo estarão assistindo a transmissão da festa de Ano Novo da Times Square, ao mesmo tempo em que ele estará perdendo o emprego.

Ban passou as últimas décadas fazendo milhares de discursos e ao pronunciar suas últimas palavras como secretário-geral da ONU, ele destacou que o mundo enfrenta muitos desafios, mas que esta é também uma era de grandes oportunidades.

Ban Ki-moon volta para a Coreia do Sul e a partir de domingo, as Nações Unidas têm um novo secretário-geral, o português António Guterres.

Notícias Relacionadas:

Vice-secretário-geral pede aos líderes mundiais o fim da polarização

Ban Ki-moon – 10 anos liderando as Nações Unidas

ONU 2016: desafios e conquistas da comunidade internacional

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome