Alto comissário da ONU denuncia centenas de assassinatos do Isil em Mossul

0
44

28/10/2016

Alto comissário da ONU denuncia centenas de assassinatos do Isil em Mossul

Ouvir /

Em comunicado, Zeid Al Hussein manifestou preocupação com ações do grupo terrorista islâmico que forçaram dezenas de milhares a fugir de suas casas; há relatos de que civis estão ameaçando com vingança no estilo "olho por olho" a quem aderir ao Isil.

Deslocados internos chegam no campo de refugiados Debaga, em Erbil, ao norte do Iraque. Foto: Acnur/Ivor Prickett

Monica Grayley, da Rádio ONU.

O alto comissário de direitos humanos da ONU emitiu um comunicado denunciando a execução de centenas de pessoas na cidade de Mossul, a segunda maior do Iraque.

A área está sendo alvo de uma ofensiva do Exército iraquiano e de aliados desde 17 de outubro para derrotar o controle do grupo terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil.

Forças de segurança

Segundo o alto comissário Zeid Al Hussein, dezenas de milhares de iraquianos estão sendo obrigados a deixar suas casas pelo Isil. Aqueles que se recusam estão sendo assassinados à queima roupa. Na quarta-feira, 232 moradores de Mossul e arredores teriam sido mortos nestas condições. A maioria seria de ex-membros das forças de segurança iraquianas.

A violência está sendo direcionada também a milhares de famílias, que foram sequestradas em vários distritos de Mossul. Os que tentam escapar morrem e outras pessoas são transferidas à força para outras áreas controladas pelo Isil como o local de Hamam al-Ali, que agora tem 60 mil moradores, quase três vezes mais que antes.

Zeid Al Hussein diz que o grupo é covarde e está usando mulheres, homens e crianças como escudos humanos. Ele lembrou que esta é uma ação proíbida pela lei humanitária internacional.

Rede de TV

O alto comissário informou que numa das execuções, o Isil separou os homens de suas famílias. Mais de 40 civis que se recusaram a seguir os terroristas foram mortos com tiros na cabeça.

Uma outra preocupação do alto comissário é com relatos de que alguns indivíduos de áreas de Mossul teriam prometido, em rede de TV, vingança no estilo "olho por olho" contra os que aderirem ao Isil.

Zeid elogiou o conselho de alguns líderes tribais da cidade de Ninewa de que os autores de crimes e combatentes do Isil sejam capturados e levados à justiça.

Para o alto comissário, os líderes comunitários e políticos em Mossul têm que se preparar para a etapa depois do que ele chamou de "derrota do Isil" para assegurar a proteção de todos os iraquianos sem discriminação e ódios sectários.

Compartilhe

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome