África conta com primeira unidade móvel aprendizagem virtual contra o crime

0
44

22/12/2015

África conta com primeira unidade móvel aprendizagem virtual contra o crime

Ouvir /

Projeto do Unodc visa combater o tráfico ilícito de drogas por meio de cursos sobre crime organizado transnacional e tráfico humano; Libéria recebeu primeiro veículo equipado com computadores ligados à internet.

Aprendizagem virtual contra o crime. Foto: Unodc

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, tem um programa de cursos virtuais para oficiais da lei como parte de projeto implementado pela primeira vez em África.

Os cursos tratam de ameaças à segurança como crime organizado transnacional, drogas ilícitas, tráfico humano e de migrantes. A outra vertente inclui o controlo de fronteiras,as técnicas forenses e os direitos humanos.

Computadores

O programa da agência foi criado para oficiais públicos que operam em áreas com pouca ou nenhuma conexão da internet. As formações são realizadas numa unidade móvel, um veículo equipado com um gerador de energia e com computadores portáteis conectados a um servidor local para a aprendizagem virtual.

O escritório do Unodc para África Ocidental e Central entregou este mês a primeira unidade de aprendizagem móvel do continente. O veículo chegou à agência de controlo de drogas da Libéria.

Contenção do Tráfico

A cerimónia de entrega teve a participação do diretor da agência, Antony South, de funcionários da Polícia da ONU, Unpol, e de representantes da Embaixada dos Estados Unidos.

South reconheceu o valor de ter "uma ferramenta flexível e envolvente que irá auxiliar os esforços da Libéria em conter o tráfico transnacional de drogas". Os primeiros 18 funcionários já concluíram um curso especializado e outros grupos de usuários devem também receber formação.

Segundo a agência da ONU, a unidade móvel foi entregue com 10 estações de trabalho que permitem o acesso a cursos desenvolvidos pelo Unodc sobre combate às drogas ilícitas.

O Unodc destaca que a meta do projeto é melhorar o conhecimento e as habilidades técnicas na Libéria com vista a combater o crime organizado e o tráfico de drogas.

Com parceiros internacionais, o Unodc planeia continuar a executar experiências similares com uma base expandida de usuários em África, tanto online quanto offline.

*Apresentação: Eleutério Guevane.

Leia Mais:

Angola louvada por ações em prol da vida selvagem e recuperação de elefantes

Ban alerta que corrupção tem impacto desastroso no desenvolvimento

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome