Acnur preocupado com naufrágio de dois barcos no litoral da Líbia

0
61

Acnur preocupado com naufrágio de dois barcos no litoral da Líbia

Ouvir /

ONGs locais disseram que cinco corpos foram encontrados a 22 km da costa Líbia perto de dois barcos de borracha; especialistas disseram que como esses barcos levam até 130 pessoas acredita-se que o número de mortos aumente.

Refugiados e migrantes chegam à Itália. Foto: Acnur/Achilleas Zavallis (arquivo)

Edgard Júnior, da ONU News em Nova Iorque.

A Agência da ONU para Refugiados, Acnur, está "profundamente preocupada" com as notícias de naufrágio de dois barcos no litoral da Líbia.

De acordo com organizações não-governamentais, cinco corpos foram encontrados, nesta sexta-feira, a cerca de 22 km da costa do país perto de dois barcos de borracha.

Segundo a equipe médica do navio Golfo Azurro, que participou das operações na região, as mortes ocorreram por afogamento.

Os especialistas afirmaram que como esses barcos de borracha levam até 130 pessoas, calcula-se que o número de mortos deve aumentar.

Ainda na tarde desta sexta-feira, as ONGs locais receberam um aviso do Centro de Coordenação de Resgate Marítimo, em Roma, sobre um terceiro barco do mesmo tipo pedindo ajuda. A área continua sendo patrulhada.

O Acnur informou que estes incidentes ocorreram após uma semana de um intenso movimento de chegada de migrantes e refugiados pela rota central do Mar Mediterrâneo, entre a Líbia e a Itália.

Desde o início deste ano, a agência da ONU disse que 21,9 mil pessoas atravessaram o Mediterrâneo vindas da Líbia em direção à Itália. Durante o mesmo período do ano passado foram pouco mais de 18 mil.

Ainda desde primeiro de janeiro até agora, excluindo os últimos naufrágios, 587 pessoas morreram tentando fazer a travessia para a Europa. Em 2016, os números foram bem mais altos, passsando de 5 mil.

O Acnur afirmou que para combater o comércio feito por contrabandistas na região é necessária a criação de caminhos legais para migração das pessoas que precisam de proteção internacional.

Fonte: Rádio ONU

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome