Refused – The Shape Of Punk To Come (1998)

0
23

 

Nos anos noventa o que se habituou a chamar de punk eram, a grosso modo, bandas como Green Day ou Bad Religion. Mas fora do universo ‘vans warped tour’, no velho continente, a gravadora (fodona) Burning Heart mostrava através de algumas bandas de seu cast que o buraco era mais embaixo. Uma das crias do selo nasceu na cidade de Umeå no começo daquela década e atende pelo nome Refused.

Ainda na ativa, foi entre 91 e 98 que os suecos injetaram samples de dance music, jazz, bricabraques eletrônicos, ambient music (???) fraturas rítmicas e os caralhos na fórmula básica do punk/hardcore, e o ápice desse crossover aconteceu em seu terceiro disco, The shape of punk to come.

A primeira vez que vi o clipe de “New noise“, sexta faixa do álbum, quase caí pra trás. Riff de guitarra, bateria quebrada, sintetizador e de repente aquela gritaria inflamada ‘Can I screeaaaaam?’. E no olho do furacão quatro sujeitos que em nada se pareciam com o que se esperaria de uma banda punk pondo tudo abaixo, sendo, enfim, punks.

O Refused não alivia em nenhum momento a potência em The shape of punk to come. Mesmo quando são mais dançantes que agressivos, como na sensacional “Summerholidays vs punkroutine”, a postura política e de confronto está ali, clara, e assim – prestes a explodir – o disco segue até o final surpreendente com “The Apollo programme was a hoax”.

E Hoje, época em que roquista reaça é mato se espalhando cada vez mais rápido, bandas que levantem violentamente a voz contra a crescente onda fascista – como o Refused faz desde 91 – são mais que necessárias. Longa vida a eles e a toda forma de resistência ✊🏿.

Essencial!

 

Fonte: Pequenos Clássicos Perdidos

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome