Big In Japan – From Y to Z And Never Again EP (1978)

0
44

 

A despeito de só terem um EP oficialmente lançado, o Big in Japan é das coisas mais importantes e desconhecidas no vasto universo punk/pós-punk/new wave inglês do final dos anos 70.

Formada em Liverpool ali por volta de 1977 por Bill Drummond, a banda teve uma porção de formações diferentes em sua curta e explosiva vida, mas a que gravou e lançou este From Y to Z and never again EP é a razão de sua importância para a música nos anos seguintes.

Ao lado de Drummond estavam Jayne Casey, Ian Broudie, Holly Johnson – depois substituído por David Balfe – e um sujeito chamado simplesmente Budgie. Talvez esses nomes não lhe digam nada, mas se os colocarmos como fundadores e/ou membros de KLF, Pink Military (e depois Pink Industry), Lightning Seeds, Frankie Goes to Hollywood, Teardrops Explodes e Banshees as coisas provavelmente ganhem um novo sentido.

Isso sem contar o fato de que Broudie produziu outros tantos grupos (Echo & The Bunnymen e Fall pra citar só dois) e Balfe foi um dos responsáveis por mostrar ao mundo, via Food Records, o Blur. Agora voltemos ao Big in Japan e seu único EP…

Reza a lenda que Julian Cope circulou uma petição para que a banda se separasse, então dá pra sacar que eles não eram lá muito queridos pela cena local, e esse seu disquinho – hoje vendido por cerca de 50 doletas – também não caiu nas graças dos punks e pós-punks da época, tendo seu valor reconhecido apenas anos após seu lançamento. E se não é realmente um primor, tem “Suicide a go go”, que já vale a porra toda.

O EP não foi bem recebido, o Big in Japan não era bem quisto, então o destino era mesmo o fim, que chegou já em 79. Mas tudo que rendeu depois – menos o disco do Alphaville que carrega seu nome – colocou a banda na história.

 

Fonte: Pequenos Clássicos Perdidos

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome